Mulheres no jornalismo
- JORNAMIGOS

- 6 de abr. de 2021
- 4 min de leitura
Por Milena Assis

Em comemoração ao dia do jornalista, hoje vamos falar sobre algumas jornalistas que crescemos assistindo e nos inspirando. São mulheres fortes e que nos representam diariamente na televisão trazendo notícias de todas as formas para a população.
Maju Coutinho
Maria Julia Coutinho Portes, conhecida como Maju Coutinho, é uma jornalista, radialista, apresentadora, comentarista e repórter. Ficou conhecida quando começou a apresentar a meteorologia no Jornal Hoje e Jornal Nacional. Atualmente atua como âncora do Jornal Hoje, posto que ocupa desde setembro de 2019.
Já ganhou o Troféu Observatório da Televisão na categoria Melhor Garota do Tempo duas vezes seguidas, em 2015 e 2016. Em 2019, ganhou o Troféu Domingão nos Melhores do Ano, na categoria Jornalismo.
Fátima Bernardes
Fátima Gomes Bernardes é uma jornalista e apresentadora. Ficou conhecida em 1989 como apresentadora do Jornal da Globo. Passou também pelo Fantástico, Jornal Hoje e Jornal Nacional, no qual foi âncora por 14 anos (1998-2011). Durante esse tempo ganhou destaque também por ser a enviada especial da Rede Globo para a Copa do Mundo de Futebol. Hoje tem o seu próprio programa na emissora, o Encontro com Fátima Bernardes, que está no ar desde 2012.
A jornalista é a recordista do prêmio Melhores do Ano, cedido pelo programa Domingão do Faustão, tendo cinco estatuetas como Melhor Jornalista no decorrer dos anos de 2004, 2005, 2006, 2007 e 2011. Também ganhou o Troféu Imprensa, em 2014, como Melhor apresentadora ou Animadora de TV. Em 2014, 2015 e 2016 ganhou o Prêmio Quem de Televisão como Melhor Apresentador.
Glória Maria
Glória Maria Matta da Silva é uma jornalista, repórter e apresentadora. Em 1970 foi contratada pela Rede Globo e sua primeira reportagem foi sobre a queda do Elevado Paulo de Frontin, em 20 de novembro de 1971. Não demorou para se tornar âncora da emissora, apresentou vários programas como RJTV, Jornal Hoje e Fantástico, que ficou de 1998 a 2007. Em 2010, ela virou repórter especial do programa Globo Repórter, no qual participou por vários anos. Tornou- se conhecida pelas reportagens especiais e viagens que fez a lugares exóticos. Também cobriu a Guerra das Malvinas, em 1982.
Ganhou prêmios como o Lifetime Anchievemente, em 2011, o Troféu Raça Negra, em 2012, e o III Prêmio Anu, em 2013.
Sandra Annenberg
Sandra Annenberg é jornalista e apresentadora, mas iniciou sua carreia como atriz. Em 1991 foi contratada para a TV Globo de São Paulo e estreou como garota do tempo do telejornal São Paulo Já. No mês seguinte começou a apresentar a previsão do tempo no Jornal Nacional, tornando-se a primeira mulher a ter um quadro fixo no telejornal e a entrar todo dia no JN. Na emissora também trabalhou como âncora e editora executiva do Jornal Hoje, e como apresentadora no programa Como Será?. Hoje é apresentadora do Globo Repórter.
Sandra ganhou o prêmio Mulher Imprensa como melhor âncora do país em 2008, 2009, 2014 e 2016. Na premiação Melhores do Ano, no programa Domingão, conseguiu o troféu de Melhor Jornalista em 2012, 2016, 2017, 2018. E em 2019 conquistou o Troféu Imprensa como Melhor Apresentador de Telejornal e também o Troféu Internet na mesma categoria.
Fernanda Gentil
Fernanda Machado Soares Gentil é uma jornalista e apresentadora. Trabalhou na TV Esporte Interativo como repórter e apresentadora e seguiu para o canal esportivo SportTV, das Organizações Globo. Em 2012 era apresentadora titular do Placar da Rodada no Jornal da Globo e apresentadora eventual do Globo Esporte. Foi considerada musa da Copa das Confederações, em 2013, após sua atuação na cobertura ao vivo da seleção brasileira na competição. Já em 2014, apresentou até dezembro o Globo Esporte SP.
No começo de 2015, a jornalista começou a apresentar o quadro “Mamãe Gentil” do programa Esporte Espetacular no qual tinha acompanhamento de especialistas para alimentação e exercícios para as gestantes. Já na metade desse mesmo ano, Fernanda assume a edição carioca do Globo Esporte, onde ficou até setembro de 2016 para assumir o Esporte Espetacular. Ficou no comando do programa até dezembro de 2018 para se dedicar ao entretenimento da Globo. Em setembro de 2019, ela estreia o seu programa Se Joga.
Ganhou o prêmio do Melhores do ano na categoria Melhor Repórter de Jornalismo em 2014. E nesse mesmo ano recebeu o Prêmio Extra de Televisão como Personalidade de Esporte.
Monalisa Perrone
Monalisa Gomes Perrone é uma jornalista e apresentadora. Começou sua carreira ainda na faculdade na Rádio Jovem Pan de São Paulo, como repórter e trabalhou também por um período na Rádio Bandeirantes. Quando se transferiu para a TV Globo São Paulo, inicialmente foi gerente de jornalismo e operações, e por mais de uma década fez reportagens especiais para todos os telejornais da emissora, sempre baseada em São Paulo. Neste mesmo período também foi apresentadora eventual dos jornais locais Bom Dia São Paulo, SPTV e do Bom dia Brasil.
Monalisa se tornou apresentadora titular do jornal Hora Um da Notícia, em dezembro de 2014, que é exibido das 4h às 6h da manhã como objetivo de atender os trabalhadores que saem mais cedo de casa. Em 2015 passou a fazer parte do rodízio de apresentadores do Jornal Hoje.
No começo de 2016, fez sua estreia na equipe de apresentadores de sábado do Jornal Nacional e em setembro, começou a fazer parte da equipe de apresentadores eventuais do Bom dia Brasil. Deixou o comando, em 2019, para ser contratada pela CNN Brasil, onde atualmente é âncora do Expresso CNN que está presente em toda multiplataforma da emissora.
Ganhou o Troféu Mulher Imprensa como Melhor Repórter do País em 2010, 2011 e 2012. Em 2013 ganhou o mesmo troféu, mas foi como Melhor Repórter de telejornal.
Elas nos mostram que temos o nosso espaço na profissão e que podemos ter uma carreira de sucesso, é só acreditarmos no nosso potencial e batalhar sempre para dar o nosso melhor.
Deixe nos comentários quais delas você já conhecia e quais que vocês se inspiram além das que foram citadas.













Comentários